Sabias que as unhas podem indicar vários sinais de problemas de saúde?

Isso mesmo! Pode não parecer, mas as nossas unhas têm muitas funções importantes a desempenhar: elas protegem tecidos, são imprescindíveis para coçar e também agem como janelas para o nosso bem-estar geral.

Esclarecendo o último fator, o bem-estar geral, as unhas também podem nos dizer muito sobre a nossa saúde, mostrando sinais de desnutrição, infecções e até doenças graves. Por isso, é importante ficarmos alertas para identificarmos alterações suspeitas e procurar ajuda médica.

Separamos os principais sinais para você ficar de olho! Vejas:

  • UNHAS ESVERDEADAS

Unhas com uma tonalidade esverdeada podem indicar a presença de uma infeção causada por uma bactéria chamada Pseudomonas. Esse problema é mais comum em pessoas que mexem muito com água.

2) MICOSE

A micose é o nome genérico que se dá a diferentes tipos de infecções causadas por fungos. Eles habitam os mais diversos ambientes e proliferam especialmente quando encontram condições favoráveis de temperatura, umidade e ausência de luz. Infecção avançada que alimenta- se da hidratação e da queratina da unha. A mesma apresenta  sinais de  opacidade, rugosa e quebradiça.

3) ONIQUIA

É uma doença da unha causada por fungos, uma infecção na zona da matriz que cria pus e irá provocar alterações no crescimento da unha ou até mesmo faze-la cair.

Mais comum em unhas dos pés. Uma das características desta doença é o descolamento da borda livre da unha, geralmente iniciando pelos cantos. As unhas aumentam de espessura, fica opaca e esbranquiçada.

4) PROBLEMAS CARDIOVASCULAR

As chamadas hemorragias por estilhaço se apresentam como linhas de sangue finas e vermelhas, que ocorrem sob as unhas. Essa condição pode ser um sinal de endocardite, uma infecção da válvula cardíaca, ou vasculite, danos nos vasos sanguíneos.

Fica atenta  aos sinais das tuas unhas , ok? 🌸

Leave a Reply

Your email address will not be published.